Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada

10/07/2016 1 Por admin

Bayardo San Román é um homem rico que procura uma mulher para se casar. Um belo dia ele chega a uma cidadezinha e escolhe Ángela Vicario, uma moça por muitos considerada sem graça e de família modesta. Os dois se casam, mas na noite de núpcias Bayardo descobre que Ángela não era mais virgem, e por isso a devolve para sua família.

Devido à desonra, os irmãos da noiva decidem matar quem, segundo ela, lhe tinha tirado a virgindade, e o anunciam para a cidade inteira: vamos matar Santiago Nasar. Não é spoiler, está no título! 

20160709_164741Santiago é o único que desconhece o que a cidade inteira já sabia. Algumas pessoas não levaram a ameaça dos irmãos Vicário a sério, dizendo que era conversa de bêbados. Outros acreditaram e temeram pela vida de Santiago, mas nada fizeram para alertá-lo. Uns poucos que tentaram não conseguiram.

O melhor do livro é a narração dos fatos, porque você fica na expectativa de que alguém vá avisar Santiago e/ou tentar impedir a tragédia, mesmo sabendo que o final já está dado!

A história toda se passa num intervalo de algumas horas: entre o fim da festa de casamento, a noite de núpcias mal acabada e o assassinato na manhã seguinte.

Como consegui: Este foi o primeiro livro que li em espanhol e também meu primeiro do Gabriel García Márquez (Gabo). Já estava na minha lista há algum tempo, quando apareceu um trecho no meu material das aulas de espanhol. Resolvi que: 1 – era hora de começar a ler os latino-americanos, 2 – era o momento de ler um livro em espanhol, para aprofundar meu contato com o idioma.

Foi mais fácil do que imaginei. Uma amiga viciadíssima em García Márquez disse que foi uma boa escolha para começar a ler os livros dele, que é um dos mais simples. Já quero ler outros! 🙂

Uma pena que livros importados sejam tão caros, mesmo sendo edição de bolso – foi o livro mais caro que comprei em tempos!

Nota: 10, com certeza!

Ficha: Crónica de una muerte anunciada – Gabriel García Márquez
Editora Contemporánea – Debolsillo
Ano: 2014
137 páginas

 

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email