Estreia do Projeto Leitura Afetuosa

Estreia do Projeto Leitura Afetuosa

Imagine um encontro com outros amantes da literatura em um café, parque ou biblioteca, em que os textos para discussão são surpresa, escolhidos pelo mediador para despertar emoções nos participantes do evento e encorajá-los a falar sobre o que sentem ao ouvi-los. A proposta da biblioterapeuta Carla Sousa é criar um ambiente para que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar sentimentos, pensamentos e histórias despertados pelos textos escolhidos, que podem ser poesias, contos e trechos de livros sobre temas comuns a todos os seres humanos, como amor, felicidade, saudade. Diferente de um clube de leitura, a participação não requer leitura prévia.

A ideia surgiu porque, a partir de seu trabalho com a Biblioterapia, Carla percebeu o poder da literatura no sentido de despertar emoções e conectar pessoas. “Daí, pensei em propor um projeto itinerante que possa levar para mais espaços aqui de Floripa essa dimensão da literatura: a dimensão afetiva. Além de ser um espaço para trocas da presença afetuosa das pessoas”, explica a idealizadora do projeto Leitura Afetuosa.

O primeiro encontro ocorre nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, às 18h, no Nego do Bolo (Rua Santa Luzia, 137, Trindade – mapa abaixo). A contribuição sugerida é o valor de R$ 10 ou a doação de um livro de literatura para a manutenção do projeto.

Sobre o critério de escolha do que será lido neste primeiro encontro, Carla diz “O principal critério é : o texto precisa me tocar. Poder compartilhar com o grupo essa leitura é sempre muito rico.” Para encontros futuros, ela já prevê que deve lançar um tema antecipadamente e os participantes poderão levar textos que também foram marcantes para eles sobre aquele assunto, o que irá enriquecer ainda mais os encontros. A biblioterapeuta responsável pelo projeto também é criadora do Doses de Biblioterapia.

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
18Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email