Floripa terá feira de publicação de artista neste fim de semana

Floripa terá feira de publicação de artista neste fim de semana

07/10/2016 0 Por admin

O Palácio Cruz e Sousa irá receber nos dias 8 e 9 de outubro 55 expositores na II Flamboiã, uma feira de publicações de artista. Você encontrará por lá trabalhos pensados por artistas ou lidos como arte, em formato de publicação: livros, cartazes, postais, fanzines. “São trabalhos que geralmente não estão nem na biblioteca, nem numa galeria de arte”, explica Marcos Walickosky, um dos organizadores da feira.

peleja-pedro-franz

Expositor Peleja, de Florianópolis, criado por Pedro Franz. Imagem: divulgação Flamboiã

A ideia para a feira surgiu quando Marcos e Gabi Bresola iniciaram pesquisas sobre  publicações de artista no curso de Artes Visuais, da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Eles participaram de outras feiras, grupos de estudo e integraram a equipe da sala de leitura | sala de escuta na universidade – projeto que conta com a colaboração de professores, alunos e artistas.

O objetivo do evento é reunir editoras e artistas para exporem e venderem seus trabalho, iniciando um circuito de publicações e formação de público. “Nós produzimos publicações e vemos que há muita produção na cidade, mas muitas vezes não sai daqui, não entra em contato com outros publicadores”, diz o organizador. Apesar de ainda ser pequeno em Florianópolis, desde 2006 essa produção está sendo construída por estudantes e profissionais de Artes Visuais, Design e Literatura. Alguns exemplos são a Plataforma par(ent)esis, o projeto Armazém, as disciplinas e graduação e pós-graduação da UDESC que promovem exposições e publicações, e as pequenas editoras e artistas que trabalham com edição independente.

edicao-1-flamboia

Primeira edição da Flamboiã, realizada em novembro de 2015. Imagem: Divulgação Flamboiã

Em relação à primeira edição da Flamboiã, a feira praticamente dobrou de tamanho: teve 31 expositores, sendo 15 da capital. Neste ano, 21 são de Florianópolis. A ideia para a edição de 2016 foi fazer uma curadoria direcionada para o texto nas artes visuais, unificando o conceito da feira e relacionando as publicações e programação geral – que além das exposições tem também intervenções culturais. As referências são artistas que usam produção industrial para trabalhos conceituais: “nós acreditamos muito mais num trabalho que possa ser reprodutível e acessível, do que os trabalhos que mantêm a ‘aura da obra de arte’, exemplares feitos um a um e que acabam virando fetiche, e repetem o sistema das artes”. O preço das obras vai variar de R$ 2 a R$ 500, e a entrada é gratuita.

Serviço

O quê: Feira Flamboiã
Onde:
Palácio Cruz e Sousa – Rua Tenente Silveira, 60 – Centro, Florianópolis
Quando: 8 e 9 de outubro, das 11h às 18h
Entrada: gratuita

Consulte a programação

Imagem de destaque: expositor Selo Armazém Letërsi Cultura e Barbárie Editora, de Florianópolis.  Imagem: divulgação Flamboiã

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email