Perfil e obra: Inês Carmelita Lohn

Perfil e obra: Inês Carmelita Lohn

03/07/2016 1 Por admin

Estive na Feira do Livro de São José neste final de semana e pude conversar com alguns escritores locais que divulgavam seus livros, entre eles a Inês Carmelita Lohn, sobre quem vocês vão ler agora.  A Feira vai até o dia 9 de julho. 

Inês começou a escrever aos 49 anos, depois de fazer um curso de contação de histórias no NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade, da UFSC). Depois disso, o gosto por escrever aflorou, e em 11 anos ela já publicou 9 livros. Seu primeiro, Retalhos: Contos e Histórias, foi lançado em 2005. O mais recente, Celeiro de Contos, foi lançado em maio deste ano.

Nessa época ela havia estudado apenas até o 4° ano do que hoje é o Ensino Fundamental. A literatura a incentivou a terminar os estudos, e Inês começou a fazer curso superior em Letras, além de vários cursos de formação no NETI, onde hoje ministra aulas de teatro. Aprendeu Espanhol e até Esperanto.

Inês Carmelita Lohn é de Santo Amaro da Imperatriz e mora em Florianópolis. Faz parte da Academia de Letras de Governador Celso Ramos; da Academia de Letras do Brasil/SC e da Academia de Letras de São Pedro de Alcântara.

Além dos livros já lançados, ela diz que tem muitos manuscritos em casa, que devem render mais uns 15 livros! Ela começou escrevendo contos, partiu para a poesia, crônicas, pensamentos e romances. Ela também gosta de escrever Aldravias, poemas minimalistas de seis palavras (sem contar os artigos), dispostas em seis versos:

Cheiro
de
paixão
na
luz
ofuscada

Aldravia – Inês Carmelita Lohn

Um de seus personagens mais curiosos é o Pedrinho, que surgiu em 2008. Menino questionador e crítico com situações do cotidiano, já rendeu mais de 30 textos, alguns deles publicados no facebook da escritora. Ela diz que pensa em compilá-los e publicar em livro.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a obra da Inês, acesse o blog dela neste link. 🙂

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email