Poetas lançam antologia e homenageiam Júlio de Queiroz

Poetas lançam antologia e homenageiam Júlio de Queiroz

O Grupo Literário A ILHA, de São Francisco do Sul, e o Grupo de Poetas da Trindade, de Florianópolis, lançaram nesta semana a antologia Poetas da Ilha.  O livro conta com textos de cinco autores e do poeta Júlio de Queiroz, que faleceu em 2016, aos 90 anos. São eles: Rita Marília, Luiz Carlos Amorim, Cláudia Kalafatás, Marli Lúcia Lisboa e Maura Soares.

O lançamento também fez parte das comemorações de 38 anos de atividades do Grupo Literário A ILHA, que tem divulgado a literatura catarinense. Publicado pela Edições A ILHA, editora do grupo que existe desde a criação em 1980, é mais um título de quase uma centena de livros já lançados com o selo, apesar dos poucos recursos. “A ‘editora’ é, na verdade, uma das principais atividades dos poetas e escritores que compõem o grupo. A revista Suplemento Literário A ILHA, a revista Escritores do Brasil, a revista Mirandum, da Confraria de Quintana e a publicação de livros constituem os maiores espaços desta que é a entidade do gênero mais perene e mais representativa da literatura de Santa Catarina”, diz Amorim, coordenador do A ILHA.

Conheça os autores

JÚLIO DE QUEIROZ

Filósofo, escritor e tradutor, era o titular da cadeira número 10 da Academia Catarinense de Letras. Teve 25 livros publicados entre 1981 e 2007, com poemas, contos e novelas. Em 2014, a escritora e pesquisadora Salma Ferraz reuniu artigos de Júlio de Queiroz na obra Pelas frestas da caverna, pelo Núcleo de Estudos Comparados entre Teologia e Literatura da UFSC. Recebeu diversos prêmios literários em Santa Catarina.

CLÁUDIA KALAFATÁS

Ritmo, sensibilidade e emoção são as característica que permeiam seus poemas. Seu primeiro livro, Pegadas de Minha geração, foi publicado em 1997 e desde então participou de vários festivais literários e antologias. ” com esse nome bonito de poeta, é poeta com certeza. E chegou jogando poesia de verdade, sentida e vivida, em cima da gente. Privilégio poder usufruir da sua criação, poder recriar a força da sua poesia”, escreve Amorim sobre a autora.

LUIZ CARLOS AMORIM

é escritor, jornalista, professor, editor e revisor. E também poeta. Tem 32 livros publicados, de poesia, de crônica, de conto, infanto-juventil, história da literatura. Três títulos publicados no exterior, inclusive um deles de poemas em cinco línguas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. O autor possui um blog onde publica e republica artigos, crônicas, poemas e notas.

MAURA SOARES

Trabalhou na divulgação da poesia dos outros, a vida inteira. Em 2000, publicou “A Biblioteca e seus Patronos”. Em 2017, como disse Celestino Sachet, ela decidiu navegar sozinha com duas obras de sua autoria exclusiva: Rebeldia e Tenacidade de Maura de Senna Pereira: Poetisa, Amante, Mulher e 7 Dias de Julho – poemas, contos e crônicas. Em seguida tirou vários livros da gaveta, tendo já publicado 11, sendo oito deles com o selo do Clube dos Autores. A poesia romântica de Maura é um canto de amor à vida e sua produção é grande, e não só de poesia.

MARLI LÚCIA LISBÔA

Conhecida como Bulucha, chega com a sua poesia pejada de romantismo para lembrar que a poesia é irmã gêmea do amor. A paixão pelo mar e a fé na vida são outras fontes de inspiração.  Bulucha não escreve de hoje, e, ao se juntar ao Grupo Literário A ILHA, trouxe consigo uma obra vasta.

RITA MARÍLIA

Escrever e fotografar sempre estiveram nesta autora como apaziguadores de seus devaneios. A fotografia, diz, lhe mostra que é possível romper com as formas tradicionais de olhar e, desprendendo-se do belo padronizado,  encontrar emoção e beleza em cenas triviais que, muitas vezes, estão bem próximas. A palavra, é, nela, instrumento para se multiplicar quando abduzida pela contemplação, vindo em formas diversas, como Haikai e poesia chinesa. Rita Marília também tem uma plataforma onde publica alguns de seus textos.

 

 

 

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
42Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email