Portal Catarina

28/05/2016 0 Por admin

Nupill lança site de obras e documentos de autores catarinenses

O Núcleo de Pesquisas em Literatura, Informática e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (NUPILL) lançou um site que disponibiliza obras completas e digitalizadas de 330 autores catarinenses, além de documentos históricos relacionados às vidas deles.

_DSC4397

O Portal Catarina já está no ar e abriga 4503 obras literárias, das quais serão digitalizadas e disponíveis para download apenas as de domínio público. O restante dos títulos aparece no banco de dados, com informações detalhadas sobre cada publicação. O acervo histórico conta com 2639 documentos digitalizados, entre cartas, audiovisuais, fotografias e manuscritos originais de obras.

Biblioteca Digital – O projeto de digitalização das obras começou em 1995, e a ideia era fazer uma biblioteca para toda a literatura brasileira, iniciando pelo autor Machado de Assis, cujas obras hoje estão completamente disponíveis online. Além da produção dos autores, acessível desde 2000, professores responsáveis pelo projeto Hubert de Phalèse sugeriram que o NUPILL elaborasse também um banco de dados com detalhes da vida de cada um. A diferença entre os sites é que na Biblioteca Digital tais informações seriam abertas a qualquer leitor.

_DSC4392Em 2007, o projeto foi aprovado pelo CNPq, e pôde ser financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX), já que era o único nesse nível em ciências humanas em Santa Catarina. Um dos idealizadores do projeto foi o professor Lauro Junkes, que faleceu em outubro do ano passado. Enquanto foi presidente da Academia Catarinense de Letras, facilitou o empréstimo de material de acervo que o NUPILL precisava para criar o portal. Desde 2008, 30 alunos de graduação e pós-graduação e 8 professores estão envolvidos na Biblioteca Digital.

*Conteúdo publicado originalmente no site do projeto de extensão Cotidiano UFSC, em setembro de 2011. Texto (atualizado) e fotos são de minha autoria. 

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email