Professores da UDESC lançam livros sobre teatro

Professores da UDESC lançam livros sobre teatro

15/08/2016 0 Por admin

No dia 16 de agosto, os professores Heloise Vidor e Vicente Concilio, professores do curso de Licenciatura em Teatro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) lançam dois livros sobre as possibilidades de criação e aprendizagem a partir do ensino do teatro na atualidade. As obras Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto literário e Baden Baden: Modelo de Ação e Encenação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht surgiram de suas pesquisas de doutorado. O lançamento dos dois livros acontecerá no Tralharia, na R. Nunes Machado, 104,  Centro de Florianópolis, às 19h.

LANCAMENTOLIVROS_16AGO-01

Para o professor Vicente, a pesquisa em Artes Cênicas, é uma parcela recente da produção acadêmica, se comparada com outras ciências. “A tradição acadêmica dos estudos teatrais sempre valorizou o estudo do texto teatral,  mas apenas recentemente pesquisas sobre as práticas artísticas conseguiram estabelecer sua importância para o desenvolvimento da documentação, registro e análise das artes cênicas”, diz.

Saiba mais sobre as duas obras

Leitura e Teatro

A pesquisa de Heloise busca apontar possibilidades poéticas e pedagógicas no caminho da aproximação e da apropriação do texto escrito. O texto dá indicativos de que a união entre leitura e teatro pode oferecer contribuições para o trabalho de atores e diretores, além de sensibilizar e incentivar à leitura.

A autora fez experimentações com textos literários em diversas modalidades de leitura: em voz alta, compartilhada, pública, dramática e cênica, associando a forma de ler com o tema do texto. Ela mostra que a exploração sensível e intelectual de um texto, por meio de práticas lúdicas que incentivem e priorizem o contato direto do leitor com a obra em sua materialidade e com o objeto livro, cria espaços para mesclar ensino e criação artística. A publicação contou com o apoio da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. A venda de seus livros no Tralharia será revertida à ONG Amantes da Leitura / Barca dos Livros de Florianópolis.

Baden Baden

Vicente trata das interações do autor entre a habilidade para dirigir e o prazer de interagir, e ainda dos processos de diálogo com os textos e a visualização das possibilidades cênicas. O estudo foi feito a partir das diferentes versões de uma das cenas de “A peça didática de Baden-Baden sobre o Acordo”, escrita em 1929 por Bertolt Brecht.

A segunda parte da obra o segundo relata a montagem de Baden Baden, apresentada 65 vezes em diferentes cidades de Santa Catarina, e também fora do estado. A peça foi contemplada com os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Elenco e Melhor Figurino no 25º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.

“As pesquisas tornam possível aos leitores adentrar no processo criativo, nas reflexões envolvidas ao longo do processo de desenvolvimento da obra e no caso deste livro, apresenta as diversas vozes que deram corpo ao resultado final do espetáculo: as premissas da direção, as reflexões das atrizes e dos artistas envolvidos e o confronto entre essas vozes e a dramaturgia e a teoria da peça didática, de Brecht”, explica Vicente.

 

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email