Resenha: Vidas que se encontram

Resenha: Vidas que se encontram

20/11/2016 0 Por admin

Preciso começar essa resenha confessando que raramente leio histórias românticas, principalmente essas modernas, “hot” e etc. Eu não costumo ler esse gênero porque a vida NÃO é como ali, em que tudo dá certo no final (ou não, tipo Nicholas Sparks), e as pessoas movem mundos e fundos pra poderem ficar juntas. Na verdade me dá vontade de cortar os pulsos.

antologia-vidas-que-se-encontramVidas que se encontram é uma antologia com 4 contos românticos, preparado pela editora Essência Literária para celebrar o Dia dos Namorados neste ano. A autora parceira Nana Garces (que publicou Ode de Sangue) foi quem me indicou para receber a antologia digital e poder resenhar pra vocês. Um dos contos é dela: Estoy de acuerdo: um atendimento do destino. Os outros três são Quando aconteceu, da Fê Friederick Jhones (que vocês já conhecem do Ímã de traste); O Amor aconteceu, da Ju Santander; e Traças, da LL Alves (autora da saga Jovens Prodígios).

Acho interessante a ideia de uma edição temática relacionada a uma data comemorativa. Sei que para algumas das autoras pode representar um desafio escrever sobre  um tema que não estão acostumadas. Os contos, coincidentemente, têm protagonistas mulheres  de várias idades e são narrados em primeira pessoa. São mulheres comuns que na correria do cotidiano acabam encontrando o amor de maneira inesperada. E não é assim mesmo que ele acontece?

No entanto, e o que eu sempre detesto em histórias de amor, eles sempre ficam juntos no final, conseguem enfrentar mundos e fundos pra ficar com alguém lá do outro lado do mundo e acabo achando forçado. Ok, pode existir um romance assim, mas é a exceção da exceção.

*EDIT: Só não conheci ainda outros textos da Ju Santander, mas quanto às outras, sei que não escrevem propriamente romances, as temáticas de suas obras fogem bastante desse gênero.*

Vamos aos contos 

Quando Aconteceu — Fê Friederick Jhones

Alicia Medeiros é gerente de um hotel luxuoso em algum lugar do Brasil e conhece um hóspede espanhol, por quem se apaixona. Os dois namoram a distância por um tempo. Não tem nada de mais até aí, o conto é cheio de fofuras, mas as situações são bem plausíveis. Conheço e conheci pessoas que levaram namoros assim intercontinentais e depois foram morar na mesma cidade sem ter que mover montanhas pra isso.

Nota: 7

elizabeth-bennet-lendo-orgulho-preconceito.gif

O Amor Aconteceu — Juliana Santander

Mônica trabalha em uma revista que fará uma edição especial de mês dos namorados, tema que ela detesta. A protagonista é bem avessa a assuntos de amor e esse tipo de coisa é meio clichê, a gente sabe o que vai acontecer. Mas as situações até são bem reais. As cenas são bem construídas. A linguagem é bem jovem e descontraída, condiz com a idade dos personagens. E como será que nossa jovem protagonista vai encontrar o amor nesse caos?

Nota: 8

Estoy de Acuerdo: Um atendimento do destino — Nana Garces

Nana fez uma coisa que achei sensacional: começou falando sobre Platão e a lenda grega para a existência das almas gêmeas. Anna é médica e tem um encontro peculiar durante um dia cheio de trabalho. Ela se apaixona por um paciente que está em coma – e até ela mesma pensa que aquilo é LOUCURA! Lá pelas tantas ela tem um sonho erótico, e gente, que descrição maravilhosa! Desde a pegação até a hora em que ela acorda, eu até ri, de tão realista. Mas quem será esse paciente misterioso?

Nota: 8 – achei meio esquisito ela “assediar” o paciente 🙁

Traças — L L Alves

Clarice é uma adolescente controlada pelos pais que só vê escapatória quando frequenta escondida um sebo. Ela é apaixonada por livros (quem não é?) mas não pode levar quem chama de “seus amigos” para casa. As coisas acontecem um pouco rápido demais nesse conto, até fiquei com a sensação de que tinha pulado uma página ou duas.

Nota: 7

Ficha
Título: Antologia Vidas que se encontram – 
L.L. Alves, Fê Friederick Jhones,
Juliana Santander e Nana Garces
Editora: Essência Literária
Ano: 2016
64 páginas

Nota: 7,5

Gostou? Comapartilhe 🙂
Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email